sábado, 30 de julho de 2011

Chuvas torrenciais no Japão fazem sua primeira vítima

FONTE: GOOGLE IMAGENS

 Uma pessoa morreu e cinco estão desaparecidas, enquanto as autoridades locais pediram a 390 mil que abandonassem seus lares devido às chuvas torrenciais que nas últimas horas castigaram o norte do Japão.
As precipitações afetaram principalmente as províncias de Niigata e Fukushima, onde chegaram a acumular até 500 milímetros de chuva nas últimas 24 horas, informou a agência local "Kyodo".
Na localidade de Tokamachi, em Niigata, um homem de 67 anos perdeu a vida quando seu veículo foi arrastado pela crescente de um rio, enquanto outras cinco pessoas estão desaparecidas nas duas províncias.
As autoridades locais solicitaram que 390 mil moradores das duas regiões deixassem suas casas diante do risco de inundações, transbordamento de rios e deslizamentos de terra.
A Agência Meteorológica do Japão advertiu que uma frente fria levará mais chuvas à zona neste sábado.
Em Fukushima se encontra a central de energia atômica de Daiichi, epicentro da crise nuclear provocada pelo terremoto e o devastador tsunami de 11 de março.
Em meados deste mês, a Tepco (Tokyo Electric Power Company), operadora da usina, instalou um teto provisório sobre o edifício de turbinas do reator 3 para evitar que as precipitações aumentassem ainda mais a quantidade de água radioativa acumulada na central.
Isso não impediu que as chuvas torrenciais de um tufão que atingiu a zona há dez dias afetassem os danificados reatores, aumentando a quantidade de líquido radioativo em cerca de três mil toneladas.
Segundo o periódico local "Yomiuri", esta semana a quantidade de água contaminada acumulada na central chegava a 120.700 toneladas.

Fonte: Folha de SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário